13 de novembro de 2014

Cinco truques para pôr o seu filho a devorar livros

"Talvez não a devorar livros, mas quem sabe a ser um leitor pró-ativo e regular. No artigo Cinco trucos efectivos para fomentar la lectura en los más pequeños, a revista Babar faz uma síntese de como fomentar nos petizes o gosto pela leitura.
Aqui ficam esses cinco truques:
1. por imitação: crianças que vejam os seus pais ou avós ou familiares a lerem regularmente, sentir-se-ão atraídos pelos livros. O truque é comprar um livro ilustrado e deixá-lo ao alcance da criança para que ela o descubra e se aventure a folheá-lo.
2. leve o seu filho a uma livraria: se existe uma livraria no seu bairro leve lá as suas crianças. As livrarias costumam dinamizar os seus espaços com horas do conto, encontros com autores e pequenas oficinas. Estas visitas promovem o contacto próximo com o livro e com a leitura. Deixe-os explorar e não tente escolher os livros por eles, mas incentive-os a descobri-los.
3. conte-lhes histórias: conte anedotas, conte histórias da sua infância, leia em voz alta. Ajuda a articulação verbal, a apreensão de vocabulário, além de promover a imaginação.
4. organize pequenos teatros: as crianças gostam muito de teatrinhos e a dramatização dos diálogos e das cenas descritas cativará o gosto das crianças pelas histórias.
5. invente histórias com os seus filhos: incentive-os a criarem também os seus próprios contos e a ilustrá-los, pois assim em tornando-se parte do processo de criação, poderão sentir-se estimulados a partilhar o seu gosto pela leitura."
in http://revistafabulas.com/2014/10/01/cinco-truques-para-por-o-seu-filho-a-devorar-livros/

Sem comentários:

Enviar um comentário